ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaGobiidae
Género
Espécie

Gobius paganellus

Linnaeus, 1758
Caboz-da-rocha
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Corpo alongado e cilíndrico, com cabeça larga e os olhos na parte superior da cabeça. As duas barbatanas dorsais se encontram uma após a outra. As barbatanas pélvicas foram modificadas na forma de uma ventosa e a barbatana anal é quase tão longa quanto a segunda dorsal. Tem uma cor acastanhada com manchas mais claras nos flancos e dorso e apresenta um comprimento máximo de 13 cm.

Espécie marinha costeira, que também pode ser encontrada em áreas estuarinas, pode ser encontrada em profundidades que não ultrapassam os 15 m, em fundos rochosos e com ervas marinhas. Alimenta-se essencialmente de pequenos invertebrados e a sua época de reprodução ocorre entre os meses de Abril e Junho e é o macho que cuida dos ovos.

Este do oceano Atlântico, entre a Escócia e o Senegal, incluindo as Canárias, Açores e Madeira, e mares Mediterrâneo, Negro e Vermelho.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Gobius albosignatus, G. bicolor, G.capito, G. capitonellus, G. melanopterus, G. nigellus, G.nigrofuscus, G. punctipinnis
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Age and growth, reproduction and diet of a sublittoral population of the rock goby Gobius paganellus (Teleostei, Gobiidae)
Azevedo & Simas 2000
Embryonic and larval development of Gobius paganellus (Pisces: Gobiidae)
Borges et al. 2003
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias