ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemSyngnathiformes
FamíliaSyngnathidae
Género
Espécie

Hippocampus hippocampus

(Linnaeus, 1758)
Cavalo-marinho, Cavalo-marinho-de-focinho-curto
Estatuto de Conservação: DD - Informação Insuficiente
Saber mais

Corpo alongado de cor variável (laranja, verde, preto) com um “espinho” por cima dos olhos. Apresentam um exoesqueleto composto por placas ósseas imbricadas, que lhes permite proteger-se dos predadores. Medem até 15 cm de comprimento e passam a maior parte do tempo agarrados a um suporte com a sua cauda preênsil, seja alga, coral, esponja ou estrutura artificial como linhas de pesca.

Ocorre em áreas costeiras pouco profundas (até 60 m) e turvas, estuários ou prados de gramíneas marinhas. Criam pequenas populações, em zonas com vegetação onde há pequenos crustáceos dos quais se alimentam. A sua época de reprodução está compreendida entre os meses de Abril e de Outubro, e são os machos que recebem numa bolsa incubadora os óvulos das fêmeas. Quando os óvulos são transferidos, os machos libertam o seu esperma na bolsa incubadora, fertilizando-os.

Distribui-se pelo nordeste do oceano Atlântico, desde o Reino Unido e da Holanda até ao Senegal, incluindo a costa do arquipélago dos Açores, da Madeira e ilhas Canárias, assim como pelo mar Mediterrâneo. Em Portugal continental, a mais numerosa comunidade de cavalos-marinhos encontra-se na Ria Formosa, embora 90% da população tenha vindo a desaparecer durante os últimos 20 anos.

Onde se pode encontrar:
> Degradação do habitat de fundo e desaparecimento das macroalgas (pradarias marinhas)
> Pesca acessória/acidental
> Apanha ilegal para aquarofilia, como objecto decorativo ou para medicina tradicional.
> Poluição sonora provocada pelos barcos na Ria Formosa (causa de stress, alterando o comportamento respiratório e o metabolismo da espécie)
Em Portugal, a captura e retenção de espécies de cavalos-marinhos é proibida desde 2006.
Gasterosteus equus, Hippocampus antiquorum, H. antiquus, H. brevirostris, H. europaeus, H. heptagonus, H. pentagonus, H. vulgaris, Hyppocampus brevirostris, Syngnathus hippocampus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Centro de Ciências do Mar - CCMAR
Cavalos-marinhos
OMARE | Observatório Marinho de Esposende
Ficha de Hippocampus hippocampus
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias