ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaLabridae
Género
Espécie

Labrus mixtus

Linnaeus, 1758
Bodião-canário, Peixe-rei-do-alto
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Esta espécie apresenta dimorfismo sexual acentuado, sendo a fêmea de cor vermelha escura relativamente uniforme com uma listra negra, interrompida periodicamente por manchas brancas ou amarelas, que se estende a partir da base da barbatana dorsal até ao final do pedúnculo caudal e o macho apresenta uma coloração azul iridescente na cabeça e amarelo, branco ou mesmo vermelho no corpo. Os machos podem chegar a medir cerca de 35 cm de comprimento e as fêmeas são por norma ligeiramente menores (até 30cm).

É encontrado em zonas de substrato rochoso com algas e recifes, geralmente entre os 20 e os 80 m, mas a sua distribuição vertical está compreendida entre os dois e os 200m de profundidade. Alimenta-se quase exclusivamente de crustáceos mas também come pequenos peixes e moluscos. O macho constrói um ninho com algas ou escolhe uma depressão no leito oceânico, de onde afasta os machos rivais enquanto atrai a fêmea, seguindo elaborados rituais de acasalamento.

Nordeste Atlântico, entre a Noruega e o Senegal,incluindo Açores e Madeira e no mar Mediterrâneo.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Labrus bimaculatus, L.carneus, L. coeruleus, L. coquus, L. larvatus, L. lineatus, L.luvarus, L. ossifagus, L. quadrimaculatus, L.trimaculatus, L.variegatus, L. varius, L. vetula, Sparus formosus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
OMARE | Observatório Marinho de Esposende
Ficha de Labrus mixtus
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias