ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemLampriformes
FamíliaLampridae
Género
Espécie

Lampris guttatus

Brünnich, 1788
Peixe-cravo, Joaninha
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Corpo oval e comprimido, com linha lateral muito arqueada e com barbatanas dorsal e anal muito desenvolvidas. Cor azulada no dorso, passando a rosada no ventre, com manchas circulares brancas nos flancos, e barbatanas são vermelho vivo. Medem em média cerca de 120 cm mas podem chegar a um comprimento máximo de 200 cm.

Espécie marinha pelágica que ocupa profundidades entre os 50 e os 100 m durante a noite e entre os 100 e os 400 m durante o dia (profundidade máxima registada de 500 m). Alimentam-se de peixes e crustáceos e a sua época de reprodução ocorre na Primavera. Tem a particularidade de ser o único peixe que mantem a sua temperatura corporal acima da temperatura ambiente, demonstrando ter a capacidade gerar calor (endotermia).

Distribuição global – Atlântico, Pacífico e Indico, ocorrendo a este do oceano Atlântico entre a Noruega e Angola. Também pode ser encontrado no mar Mediterrâneo.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Zeus opah, Lampris lauta, Zeus stroemii, Zeus guttatus, Scomber gunneri, Zeus luna, Zeus regius, Scomber pelagicus, Zeus imperialis
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias