ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaCentracanthidae
Género
Espécie

Spicara maena

Linnaeus, 1758
Trombeiro-choupa
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Corpo oblongo e lateralmente comprimido e boca protactil . A sua coloração é cinzenta, esverdeada ou azulada no dorso e branca ventralmente, apresentando ainda manchas azuis nos flancos e uma mancha negra sob a ponta da barbatana peitoral. A sua barbatana caudal é bifurcada e a barbatana dorsal é longa, de bordo não recortado. Esta espécie pode atingir os 22, 25 cm de comprimento máximo.

Espécie marinha que ocorre em profundidades que variam entre os 30 e os 130 m de profundidade, em substratos arenosos ou lodosos e associado por vezes a locais com ervas marinhas. Espécie gregária que se alimenta de pequenos invertebrados bentónicos e zooplancton. A época de reprodução varia mas está compreendida entre os meses de Primavera e Verão.

Este do oceano Atlântico entre Portugal e Marrocos, incluindo os Açores e as ilhas Canárias, e no mar Mediterrâneo e sul do mar Negro.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Maena jusculum, M. chryselis, M. maena, M. osbechii, M. vulgaris, M. vomerina, M.osbeckii, Merolepis maena, Merolepis chryselis, Smaris maena, S. chryselis, S. gagarella, S. cagarella, Spicara chryselis, Spicara maena, Spicara flexuosa, Spicara maena flexuosa, Sparus tricuspidatus, Sparus zebra, Sparus osbeck
Autor: Sónia Cardoso
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação Sinonímias