ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaLabridae
Género
Espécie

Thalassoma pavo

Linnaeus, 1758
Peixe-rainha, Judia, Peixe-verde
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Espécie de corpo alongado e cabeça arredondada. A coloração varia com o estado de desenvolvimento sendo os juvenis de cor esverdeada. Apresentam dimorfismo sexual: as fêmeas são geralmente maiores e de cor alanrajada e riscas azuis brilhantes, e os machos, menores, apresentam uma cor acastanhada com umas listas verticais verdes e tons azulados na cabeça. O comprimento varia entre os 10 e os 20 cm, atingindo os 25 cm.

Espécie que ocupa os fundos rochosos e pradarias marinhas, desde a linha de costa até os 50 m de profundidade. Alimentam-se de pequenos moluscos, crustáceos e equinodermes. São hermafroditas proterogínicos, isto é as fêmeas podem mudar de sexo de acordo com a proporção de machos e fêmeas na população.

Ocorre e este do Oceano Atlântico, desde Portugal até ao Gabão, incluído as ilhas dos Açores, Madeira, Canárias, São Tomé e Príncipe e Ano-Bom, e ainda no Mar Mediterrâneo.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Chlorichthys pavo, Julis blochii, J. pavo, J. squamismarginatus, J. turcica lemniscata, J. turcica torquata, J. turcicia, J. unimaculata, J. unimaculata lineolata, J. unimaculata taeniata, J. vulgaris, Labrus leo, L. pavo, L. syriacus, Thalassoma pavo lemniscata, T. pavo taeniata,T. pavo torquata,T. unimaculata
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
OMARE | Observatório Marinho de Esposende
FIcha de Thalassoma pavo
Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias