ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseMagnoliopsida
OrdemAsterales
FamíliaAsteraceae
Género
Espécie

Arctotheca calendula

(L.) Levyns
Erva-gorda
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Terófito. Planta herbácea, anual, com caules rastejantes, levantando-se até 40 cm nas extremidades. Folhas: 7 a 20 cm, penatipartidas, puberulento-ásperas na página superior e branco-tomentosas na inferior. Flores: reunidas em capítulos de 3 a 5 cm de diâmetro; brácteas involucrais externas com margens escariosas, frequentemente com apêndice terminal com recortes profundos; flores marginais liguladas com 15 a 20 mm, amarelo-pálidas na página superior, púrpuras na inferior; flores do centro negro-esverdeadas. Frutos: cipselas densamente lanosas, fazendo com que o capítulo (na frutificação) apresente um aspeto muito denso. Floresce de Junho a Agosto.

Nota: trata-se de uma espécie EXÓTICA INVASORA em Portugal. Para mais informação sobre esta espécie, clique no separador “Saber mais“.

Trata-se de uma planta ruderal que ocorre em sítios arenosos, áridos, incluindo áreas perturbadas, dunas costeiras e arribas litorais, pinhais, bermas de estradas, incultos, zonas de cultivo e jardins.

Trata-se de uma planta nativa da África do Sul, tendo sido naturalizada na Península Ibérica, Itália, Austrália, Nova Zelândia, Califórnia, Ásia (Japão) e América do Sul (Chile).

É uma espécie EXÓTICA INVASORA em Portugal continental, provavelmente introduzida de forma acidental, tendo já sido registada nas regiões do Minho, Trás-os-Montes, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve. Foi também introduzida no Arquipélago dos Açores.

Onde se pode encontrar:
Trata-se de uma espécie EXÓTICA INVASORA em Portugal (listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho).

> Forma tapetes impenetráveis que podem impedir o desenvolvimento da vegetação nativa
> Impacte negativo ao nível da saúde pública (alergias)
> É considerada tóxica para mamíferos, pela acumulação de níveis tóxicos de nitratos
Arctotheca calendulae, Arctotis calendula, A. calendulacea, Cryptostemma calendulaceum
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Plantas invasoras em Portugal | Invasoras.pt
Ficha da Arctotheca calendula
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Ficha da Arctotheca calendula
Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de Julho.
Assegura a execução, na ordem jurídica nacional, do Regulamento (UE) n.º 1143/2014, estabelecendo o regime jurídico aplicável ao controlo, à detenção, à introdução na natureza e ao repovoamento de espécies exóticas da flora e da fauna.
Autor: Plantas invasoras em Portugal | Invasoras.pt (http://invasoras.pt/)
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Sinonímias