ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseMagnoliopsida
OrdemAsterales
FamíliaAsteraceae
Género
Espécie

Calendula officinalis

L.
Boas-noites, calêndula, maravilha, maravilhas
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Caméfito. Planta herbácea, ereta ou semiereta, anual, podendo atingir 70 cm de altura. Caule: ereto ou semiereto, pubescente e glanduloso, muito ramificado. Folhas: alabardinas, sésseis. Flores: amarelas ou laranjas, agrupadas em capítulos; perfumadas; flores tubulosas no disco e flores liguladas na periferia. As flores fecham-se à noite e abrem quando o sol vai alto. Frutos: aquénios de 3 tipos diferentes – uns são alados, outros são curvos ou em forma de vírgula, e prendem-se ao pelo dos animais. Floresce de Junho a Outubro.

Observações: trata-se de uma planta entomófila com interesse medicinal (e.g. antissética, anti-inflamatória, cicatrizante), gastronómico (os botões florais são comestíveis) e industrial (corante).

Planta ruderal que ocorre em bermas de caminhos, pousios, campos agrícolas e baldios, preferencialmente em locais com alguma perturbação.

Distribui-se pelo sul da Europa, assim como pela bacia do Mediterrâneo. Ocorre ao longo de todo o território de Portugal continental, de norte a sul do país, assim como nos arquipélagos dos Açores (introduzida) e da Madeira.

Calendula eriocarpa, C. prolifera, C. ranunculodes, C. santamariae, C. sinuata, Caltha officinalis
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Estudo da aplicabilidade de pétalas de Calendula officinalis L. em produtos alimentares enriquecidos.
Moreira (2015)
Histochemical tests in Calendula officinalis leaf.
Kautzmann & Sousa (2019)
Extrato de inflorescências de Calendula officinalis L.: avaliação in vivo do seu potencial como cicatrizante de úlcera gástrica.
da Silva et al. (2020)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias