ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseMagnoliopsida
OrdemAsterales
FamíliaAsteraceae
Género
Espécie

Centaurea sphaerocephala

(Boiss. & Reut.) Nyman
Ouriço-das-dunas
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Planta herbácea, perene, que forma pequenas moitas que podem atingir 50 cm de altura; hemicriptófita. Caules: ascendentes, simples ou ramificados, geralmente peludos. Folhas: as caulinares são sésseis, amplexicaules, inteiras; as inferiores são pecioladas, mais ou menos divididas, com lóbulos pontiagudos, irregularmente denteadas, com o segmento terminal arredondado e muito maior do que os laterais. Flores: tubulares, agrupadas em capítulos solitários no extremo dos caules; as mais externas são muito maiores do que as internas e são neutras; as internas são hermafroditas com limbo de 10 a 12 mm; invólucro globoso e recoberto de pelos finos e macios, entrecruzados; brácteas semelhantes a escamas, dispostas em camadas muito aderentes; as camadas exteriores apresentam feixes de espinhos. Fruto: cipsela com papilho exuberante. Floresce de Abril a Setembro.

Trata-se de uma planta ruderal que ocorre em baldios, terrenos incultos ou em pousio, assim como nas bermas de caminhos, sobre substrato calcário ou margoso, até aos 1500 m de altitude.

Planta endémica da Península Ibérica. Em Portugal continental ocorre na Estremadura, no Ribatejo, na Beira-Litoral, no Alentejo litoral e no Barlavento Algarvio.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Centaurea sphaerocephala
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação