ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseMagnoliopsida
OrdemMalvales
FamíliaCistaceae
Género
Espécie

Cistus psilosepalus

Sweet
Sanganho
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de um arbusto perenifólio, até 1 m de altura, muito ramoso. Ramos com ritidoma castanho-acinzentado, quase lisos, pubescentes quando jovens. Folhas: verde-intenso, opostas, simples, ovado-lanceoladas a oblongas, trinérveas, ligeiramente revolutas, com 1 a 3 cm de comprimento, sésseis. Inflorescências: cimeiras apicais corimbiformes, hirsutas, com 1 a 7 flores brancas; corola e cálice pentâmeros; pedúnculos compridos com brácteas não involucrais, foliáceas; sépalas todas similares, hirsutas e largamente ciliadas, com margens revolutas; pétalas branco-marfim com mancha basal amarela; androceu com estamos desiguais, mais longos que o pistilo; gineceu com ovário tomentoso, com estilete curto e estigma grande. Fruto: cápsula com 5 a 6 mm, ovóide, deiscente em 5 valvas. Floresce de Maio a Junho.

Trata-se de um espécie calcífuga. Ocorre em matos ou matagais (e.g. urzais) na orla de zonas húmidas, em locais ensolarados (tolera bem a sombra), mas também em ambientes ruderais (e.g. perto de muros, margens de caminhos). Tem preferência por solos ácidos ou neutros, húmidos, arenosos ou xistosos, em zona sob influência atlântica.

Ocorre em Portugal continental, sendo frequente em todo o território, à excepção do interior do Alentejo. Introduzido no Arquipélago da Madeira.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Cistus hirsutus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias