Clematis campaniflora
Brot.Liana perene, caducifólia, sarmentosa, de até 4 m de altura. Ramos: lenhosos, estriados, muito delgados. Folhas: decussadas, bipenatissectas com segmentos lanceolados, penatipartidos, primeiras divisões pecioladas. Inflorescências: flores violáceas, agrupadas em numerosas panículas grandes, raramente solitárias; perianto campanulado, formado por 4 tépalas de 15 a 35 mm, onduladas, oblongo-apiculadas, pubescentes externamente, glabras no interior, e tomentosas nas margens; receptáculo pubescente bractéolas livres subcampanuladas, axilares ou terminais, decumbentes; androceu com numerosos estames com filetes ciliados menores do que as anteras; gineceu de pistilo súpero, com carpelos numerosos e livres. Frutos: aquénios terminados numa arista curta, ovados, escuros quando jovens tornando-se mais claros com a maturação. Floresce de Julho a Setembro.
Ocorre em orlas de bosques, matos ou matagais ensombrados, sobre solos ácidos, preferencialmente em vales e na proximidade de cursos de água.
Planta endémica do centro e oeste da Península Ibérica que ocorre de forma espontânea ao longo de todo o território continental português, à excepção do Algarve.