ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseLiliopsida
OrdemAsparagales
FamíliaOrchidaceae
Género
Espécie

Limodorum abortivum

(L.) Swartz
Limodoro-mal-feito
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Planta pouco comum, saprófita. Caule: erecto, robusto, violáceo, com 35 a 65 (máx. 80) cm de altura. Folhas: violáceas, reduzidas a escamas, com nervuras acentuadas; brácteas geralmente mais largas do que o ovário; flores violáceas, por vezes pouco abertas, dispostas em cacho, de 4 a 25; sépalas laterais estendidas; sépala dorsal disposta sobre o ginosténio; pétalas lineares mais pequenas do que as sépalas. Labelo articulado, não lobulado, contraído na base; hipoquilo pouco côncavo; epiquilo cordiforme, de margens onduladas; esporão nectarífero com 10 a 25 mm, cilíndrico, recto ou curvado, descendente. A época de floração vai de Março a Maio.

Nota: esporão evidente e bem mais comprido do que o da espécie semelhante Limodorum trabutianum, sendo esta uma característica que auxilia na distinção entre as duas plantas.

Ocorre em zonas com pouca vegetação ou arborizadas, preferencialmente com espessa camada de manta morta, sobre solos alcalinos, raramente xistosos, secos.

Distribui-se pelo oeste da região mediterrânica. Ocorre em Portugal continental.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Centrosis abortiva, Epipactis abortiva, Ionorchis abortiva, Jonorchis abortiva, Neottia abortiva, Orchis abortiva, Serapias abortiva
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)
Autor: José Brites Monteiro
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias