ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseLiliopsida
OrdemAsparagales
FamíliaOrchidaceae
Género
Espécie

Ophrys fusca

Link
Moscardo-fusco, moscardo-maior
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Planta pouco comum. Caule: geralmente robusto, com 15 a 25 (máx. 45) cm de altura. Folhas: ovado-lanceoladas. Inflorescência: flores grandes, dispostas em espigas de 2 a 10; sépalas de formato oval-lanceolado, verde-amareladas, de bordos reflectidos; pétalas de verde-amareladas a acastanhadas, de bordos ligeiramente ondulados. Labelo sub-horizontal, trilobado, piloso, com 12 a 22 mm de comprimento e 10 a 17 mm de largura, fortemente convexo longitudinalmente e transversalmente, com os bordos laterais dobrados para trás e fina margem amarelada, acastanhada ou azulada; base do labelo sulcada, munida de duas proeminências longitudinais, normalmente barrada transversalmente por uma fina linha acastanhada; lobos laterais entroncados, de triangulares a arredondados; lobo médio obcordiforme, acentuadamente dobrado para trás; mácula bilobada, por vezes brilhante, azul-acinzentada ou cinza-violácea. A época de floração vai de Fevereiro a Maio.

Ocorre em prados anuais e clareiras de matos baixos, preferencialmente sobre solos alcalinos, secos ou frescos, em plena luz ou meio ensombrados.

Distribui-se pela região mediterrânica ocidental, nomeadamente na Península Ibérica, França, Norte de África e Ilhas Baleares, podendo ser encontrada em Portugal continental.

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Arachnites fusca, Arachnites fuscus, Ophrys attaviria, Ophrys meropes, Ophrys phaseliana, Ophrys theophrasti
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)
Autor: José Brites Monteiro
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias