ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseMagnoliopsida
OrdemSapindales
FamíliaRutaceae
Género
Espécie

Ruta montana

(L.) L.
Arruda, arrudão, rudão
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Caméfito. Planta arbustiva e aromática que atinge os 70 cm de altura. Caule: lenhoso na base, ramificado desde a base; verde-azulado. Folhas: alternas, 2-3 pinatisectas, com folíolos lineares, sendo o terminal, mais largo, pecioladas, carnudas, glabras ou pruinosas compostas. Inflorescência: densa, com glândulas esferoides e pelos glandulíferos. Flores: amarelas, reunidas em cimeiras densas; corolas de 4 pétalas patentes; cálice de 4 sépalas triangulares; brácteas inferiores pinatissectas, brácteas superiores lanceoladas; hermafroditas, actinomórficas; androceu com 8 (10) estames, filetes glabros, amarelos e anteras pardas; gineceu com 4 (5) carpelos, glandulíferos. Fruto: cápsula com 4 a 5 lobos, abrindo-se em 4 a 5 valvas; apêndices do ápice, arredondados; sementes numerosas, reniformes. Floresce de Maio a Agosto.

Observações: trata-se de uma planta tóxica, podendo ter efeitos irritantes quando em contacto com a pele. As folhas são o principal alimento das lagartas da borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon).

Ocorre em matos abertos, matagais, bermas de caminhos e taludes; em locais secos, soalheiros e pedregosos. É indiferente quanto ao tipo de substrato, surgindo com frequência em solos mais ou menos nitrificados.

Ruta graveolens var. montana, R. legitima, R. sylvestris, R. tenuifolia
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Ficha do Ruta montana
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Sinonímias