ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseMagnoliopsida
OrdemSaxifragales
FamíliaCrassulaceae
Género
Espécie

Sedum sediforme

(Jacq.) Pau
Erva-pinheira, erva-pinheira-enxuta, pinheirinho-das-areias
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Planta herbácea, suculenta, glabra, verde-azulada, podendo tornar-se avermelhada pela exposição ao sol. Raízes finas e caules lenhosos, prostrados na base e, depois, ascendentes. Caules: floríferos, erectos, podem atingir os 60 cm; os caules estéreis são mais curtos. Folhas: ovóide-lanceoladas a elípticas, carnudas, subcilíndrica e lisas, imbrincadas; são sésseis e alternadas. Inflorescências: flores agrupadas em inflorescências de tipo corimbo, densas, dispostas em braços que formam um conjunto côncavo; sem brácteas; de coloração amarelo-pálida; hermafroditas, pentâmeras a octâmeras, com pedicelos curtos; corola composta por pétalas livres; cálice com o mesmo número de sépalas que de pétalas; sépalas ovadas, obtusas, soldadas ao receptáculo; androceu com um número de estames em dobro do de pétalas; gineceu com um número de carpelos igual ao das pétalas. Fruto: polifolículos erectos, amarelos ou branco-esverdeados, em cujo interior se encontram sementes oblongas. Floresce de Junho a Setembro.

Espécie rupícola que ocorre em areias marítimas, tais como dunas, mas também em clareiras de matos, pinhais, rochas, escarpas ou muros, sobre solos pobres, arenosos ou pedregosos (geralmente básicos).

Distribui-se por toda a região mediterrânica, centro e sul da Europa, sendo que em Portugal continental ocorre, sobretudo, no litoral centro e sul do país.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Sedum altissimum, S. nicaeense, S. sediforme var. saguntinum
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias