ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta (Angiospermae)
ClasseMagnoliopsida
OrdemApiale
FamíliaApiaceae
Género
Espécie

Torilis arvensis

(Huds.) Link
Salsinha, coentrilha, torile-dos-campos
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Planta herbácea anual, pubescente, ereta; terófita. Caules: eretos (20 a 200 cm), muito menos ramificados na parte superior em comparação com a inferior, lisos. Folhas: muito variáveis, as basais são 2-3 pinatissectas, as caulinares superiores, muito semelhantes, e as restantes trifoliadas. Flores: brancas ou rosas, pentâmeras, zigomórficas, hermafroditas e masculinas, dispõem-se em umbelas terminais com 2 a 12 raios, desiguais; umbelas com pedúnculos longos e 2 a 12 raios desiguais, sem brácteas ou apenas 1; umbelas de segunda ordem com numerosas bractéolas lineares; cálice com sépalas mais pequenas, triangulares, agudas e persistentes; pétalas pequenas e desiguais, sendo as mais exteriores das flores externas maiores do que as restantes; androceu com 5 estames brancos; gineceu com estiletes muito variáveis. Fruto: ovóide com dois medicarpos semelhantes e recoberto de espinhos direitos.

Trata-se de uma planta ruderal que ocorre nas orlas de terrenos agrícolas (cultivados ou incultos), nas bermas de caminhos e em baldios urbanos.

Distribui-se pelo centro e sul da Europa, assim como pelo norte de África, sudoeste asiático e pelas ilhas da Macaronésia (exceto Cabo Verde). Em Portugal continental ocorre um pouco por todo o território, do norte ao sul do país. Espécie introduzida no arquipélago dos Açores.

Onde se pode encontrar:
Torilis arvensis neglecta, T. neglecta
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Torilis arvensis
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias