ReinoPlantae
DivisãoPinophyta (Gimnospermae)
ClassePinopsida
OrdemCupressales
FamíliaCupressaceae
Género
Espécie

Juniperus navicularis

Gand.
Piorro
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Trata-se de um pequeno arbusto dióico, com até 2 m de altura. Folhas: 3-verticiladas, simples, semelhantes entre si, aciculares, rígidas, com duas faixas estomáticas na página superior separadas por uma nervura verde, com menos de 12 mm. Inflorescências: flores unissexuais; as masculinas formadas por 3 ou mais sacos polínicos na face inferior de uma pequena escama; as femininas resultando num gálbulo baciforme, vermelho quando maduro, com 7 a 10 mm de diâmetro. Floresce de Março a Abril.

Ocorre em matagais sobre substratos arenosos ácidos (e.g. paleodunas) e em pinhais sobre areias marítimas estabilizadas, profundas e sem toalha freática perto da superfície.

Endemismo do sul da Península Ibérica, quase exclusivamente lusitano. Em Portugal continental ocorre, sobretudo, na zona do estuário do Sado e península de Setúbal, tendo alguns registos ao longo do sudoeste alentejano e da costa vicentina.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
> Trata-se de uma planta com elevada relevância conservacionista por se tratar de um endemismo quase exclusivamente lusitano. É necessária a recolha de informação detalhada acerca da sua área de distribuição actual, dimensões das populações e possíveis ameaças.
Junipterus oxycedrus subsp. transtagana
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Juniperus navicularis Gand - contributos para a sua conservação.
Basílio e Castro (2009)
Ver descrição detalhada na Flora iberica (1986-2012)
Juniperus navicularis Gand.
Figueiredo et al. (2014)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação Sinonímias