ReinoPlantae
DivisãoMonilophyta (Pteridophyta)
ClassePolypodiopsida
OrdemPolypodiales
FamíliaAspleniaceae
Género
Espécie

Asplenium marinum

Linnaeus
Feto-marinho
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Planta com rizoma oblíquo e coberto de páleas lanceoladas, com o ápice filiforme de cor que varia do castanho-claro ao escuro. As frondes podem chegar aos 58 cm, com um pecíolo normalmente menor que a lâmina, castanho-avermelhada a castanho-escura. A ráquis apresenta uma cor castanho-avermelhada, e verde no ápice. As lâminas vão dos 8 aos 37 cm, pinada, oblongo-lanceoladas e coriáceas. As pinas são curtamente são peciolados, sesséis ou decorrentes, ovadas, oblongas, obtusas e assimétricas na base, com as margens dentadas ou serradas. Soros: 2 a 18 em cada segmento, oblongos, largos e confluentes. Esporos ovóides.

Feto rupícola que corre nas fendas de rochas das arribas marítimas, de diferentes origens geológicas (calcárias, basálticas ou siliciosas).

Distribui-se por todo o litoral Atlântico europeu, assim como pela região Mediterrânica ocidental e pelas ilhas da Macaronésia. Em Portugal continental ocorre ao longo de toda a costa litoral, assim como nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Asplenium marinum
Autor: João M. Alves
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação