ReinoPlantae
DivisãoMonilophyta (Pteridophyta)
ClassePolypodiopsida
OrdemPolypodiales
FamíliaAspleniaceae
Género
Espécie
Subespécie

Asplenium petrarchae

subsp. petrarchae (Guérin) DC.
Avencão-peludo
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Planta com rizoma curto, coberto por páleas de linear-lanceoladas a filiformes, com células opacas. Frondes que vão de 7 a 14 cm de comprimento, com bastantes pêlos glandulosos; pecíolo inferior ao comprimento da lâmina, de cor castanha-escura, e brilhante; lâmina pinada, oblongo-lanceolada, e de cor verde-escura; pinas mais ou menos opostas, pecioladas, obtusas no ápice, margens inteiras, crenadas, ovado-angulosas, por vezes muito próximas. Soros subelípticos. Esporos ovoides a ovoide-oblongos, de cor castanha com perispório reticulado.

Feto rupícola que ocorre em fendas de rochas calcárias, preferencialmente em locais secos e com elevada exposição solar (direccionados para sul), mas que apresentem escorrência de água, pelo menos num período do ano. Podem ser encontradas à entrada de grutas e na proximidade de fontes.

Distribui-se pela região Mediterrânica e pela zona litoral das ilhas Baleares. Em Portugal continental ocorre no sul do território, sendo considerado raro.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Asplenium glandulosum, A. pilosum, A. vallisclausae, A. viride petrarchae, Polypodium petrarchae, Trichomanes glandulosum
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Asplenium petrarchae subsp. petrarchae
Autor: João M. Alves
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação Sinonímias