ReinoPlantae
DivisãoMonilophyta (Pteridophyta)
ClassePolypodiopsida
OrdemPolypodiales
FamíliaWoodsiaceae
Género
Espécie

Cystopteris viridula

(Desv.) Desv.
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Planta com rizoma curto, rasteiro, com entrenós próximos, coberto por poucas páleas lanceoladas de cor acastanhada. As frondes podem chegar aos 40 cm de comprimento; o pecíolo é mais curto que a lâmina, normalmente de cor amarela e com algumas páleas na base; a lâmina é bipinada, com os últimos segmentos pinatipartidos, ovado-lanceolada; a ráquis por vezes apresenta pêlos pluricelulares, glandulosos; as pínulas são oblongas, cuneadas na base; com os segmentos de última ordem dentados; os dentes são geralmente emarginados, terminando os nervos no centro destas emarginações. Os soros são discretos, ou menos frequentemente, confluentes quando maduros; o indúsio é ovado a quase esférico, glanduloso ou raramente glabro. Esporângios subsésseis.

Feto rupícola que ocorre em fendas de rochas e taludes. Geralmente, em locais húmidos e sombrios, na proximidade de linhas de água e ambientes oceânicos, até aos 1300 metros de altitude.

Encontra-se distribuído pelo centro e sul da América, norte e este de África e pelo sudoeste da Europa. Em Portugal continental ocorre, sobretudo, no centro e norte do território. Também está presente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Aspidium viridulum, Cystopteris diaphana, C. fragilis var. diaphana
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014) | Sociedade Portuguesa de Botânica.
Cystopteris viridula
Autor: João M. Alves
Descrição Habitat Distribuição Ameaças Conservação Sinonímias