ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseReptilia
OrdemSquamata
FamíliaScincidae
Género
Espécie

Chalcides striatus

(Cuvier, 1829)
Cobra-de-pernas-tridáctila, Fura-pastos
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Apesar de ser muitas vezes confundido com uma cobra, trata-se de um lagarto de corpo cilíndrico, serpentiforme, muito alongado (podendo ultrapassar os 40 cm de comprimento). A cabeça (relativamente triangular), tal como a cauda, são praticamente indiferenciadas do corpo. Apesar de possuir membros, estes são bastantes atrofiados (4-7 mm), possuindo três dedos em cada pata. O corpo, coberto de escamas, tem uma aparência lisa e metálica. Geralmente, a zona dorsal é pardenta ou olivácea, por vezes castanha ou amarelada, e apresenta, frequentemente, listras longitudinais mais escuras (9 a 11); a zona ventral é mais clara. Tal como ocorre noutros lagartos, a fura-pastos tem a capacidade de soltar a cauda como mecanismo de defesa, possibilitando a fuga quando ameaçada.

Ocorre numa grande variedade de habitats mediterrânicos ou de clima temperado, tais como florestas, matos e matagais, prados naturais, pastagens, campos de gramíneas e até em hortas ou jardins rurais. Tem preferência por áreas húmidas ou próximas de zonas encharcadas, com vegetação herbácea abundante.

Em Portugal continental ocorre de uma forma praticamente contínua em todo o país, desde o nível do mar até aos 1500 m de altitude (Serra de Estrela). Destaca-se a sua maior frequência no sudoeste do território, podendo ser relativamente abundante a nível local. Aparece também em núcleos dispersos e mais isolados.

Onde se pode encontrar:
> Destruição/alteração do habitat (e.g. eliminação das galerias ripícolas, actividades agrícolas/pecuárias intensivas)
> Fragmentação populacional
> Atropelamento
> Preservação/protecção do habitat
> Fomentar a agricultura tradicional extensiva
Chalcides chalcides striatus, Seps striata, Zygnis striata
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal (Loureiro et al., 2008)
Disponível no portal do ICNF
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Projeto LIFE+ "Conservação de Charcos Temporários na Costa Sudoeste de Portugal" | LIFE Charcos
Ficha da Chalcides striatus

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial da Chalcides striatus na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias