ClasseReptilia

Pérez-Mellado, 1981
Lagartixa-de-Carbonell
Estatuto de Conservação: VU - Vulnerável

Trata-se de uma lagartixa com cerca de 6 cm comprimento (cabeça + corpo), podendo ultrapassar o dobro desse tamanho se contabilizado o comprimento da cauda. A cabeça é curta e o focinho é abaulado. A zona dorsal apresenta uma coloração parda ou acinzentada, por vezes esverdeada, sob a qual assenta um padrão reticulado de pintas mais escuras; os flancos exibem uma coloração verde-alface e um padrão semelhante, habitualmente com ocelos azuis no caso dos machos. A zona ventral é notoriamente mais clara e pintalgada por pequenas manchas.

Ocorre em zona de montanha, preferencialmente em matos baixos (e.g. urzais, sargaçais), bosques e florestas de carvalho (e.g. Quercus pyrenaica, Q. robur). No litoral pode ser encontrada nas dunas de áreas costeiras, preferencialmente em áreas relativamente abertas e com vegetação arbustiva dispersa.

Espécie endémica da Península Ibérica que em Portugal continental ocorre, sobretudo, no centro e oeste do território, nomeadamente no Douro Litoral e Beira Litoral (distrito de Aveiro) e em algumas áreas montanhosas de fácies atlântica da Beira Alta e da Beira Baixa. A sul do Rio Mondego está presente em enclaves de fácies atlântica, orientados a NW, ao longo das dunas arborizadas da costa ocidental portuguesa, até Sagres. Ocorre desde o nível do mar até aos 1600 m de altitude (Serra da Estrela). Também pode ser encontrada no Arquipélago das Berlengas.

> Perda/degradação/fragmentação do habitat (e.g. plantação das monoculturas florestais, degradação e destruição das dunas litorais)
> Destruição/perturbação de indivíduos
> Predação
> Pressão turística
> Incêndios
> Alterações climáticas globais
> Preservação/protecção do habitat (e.g. conservação dos habitats costeiros no sul e centro de Portugal, ordenamento urbanístico da orla costeira, ordenamento florestal)
> Aumento da área florestal de caducifólias nos núcleos de montanha
> Prevenção de incêndios
Podarcis bocagei carbonelli, Podarcis carbonellae
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal (Loureiro et al., 2008)
Podarcis carbonelli Pérez-Mellado 1981. In: Reptiles, 2 edición, revisada y aumentada. Salvador A (Coordinador). Fauna lbérica vol. 10. Ramos et al. (Eds.). Museo Nacional de Ciências Naturales. CSIC. Madrid: 527-537.
Livro Vermelho dos Vertrebados de Portugal (2005)

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial da Podarcis carbonelli na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).