ClasseReptilia

Lataste, 1879
Víbora-de-Seoane
Estatuto de Conservação: EN - Em Perigo

Pequena serpente de corpo robusto que não ultrapassa os 50 cm de comprimento total. A cabeça é bem diferenciada, larga e triangular, formato típico nas víboras. Os olhos são grandes e de íris amarelo-dourada ou avermelhada. A pupila é vertical, sendo uma característica típica das víboras. Na zona posterior da cabeça exibe uma marca em forma de V invertido, formada por duas manchas mais escuras. A zona dorsal é geralmente acinzentada ou parda, e apresenta um padrão característico: uma banda escura de largura variável e em forma de zigue-zague, contínua ao longo do corpo. Os flancos podem apresentar manchas irregulares dispersas. A zona ventral é negra ou acinzentada, podendo apresentar manchas esbranquiçadas. A cauda é curta e estreita, destacando-se a extremidade amarelada. Os espécimenes mecânicos são usuais, sendo homogeneamente negros.

Nota: trata-se de uma das duas espécies de víboras venenosas que ocorrem em Portugal. Só ataca quando ameaçada ou encurralada, preferindo a fuga sempre que possível.

Vive em regiões de clima atlântico, ocorrendo preferencialmente em lameiros, prados, pastagens e matos, frequentemente rodeados por muros de pedra e na proximidade de cursos de água. Também pode surgir em zonas de floresta.

Em Portugal continental ocorre a norte do rio Douro, no Minho e em Trás-os-Montes. A distribuição é descontínua, sendo que as populações se encontram isoladas e limitadas a regiões de montanha (81% ocorre acima dos 900 m de altitude).

> Perda/degradação/destruição do habitat (e.g. implantação de infraestruturas urbanas)
> Destruição/perturbação de indivíduos (e.g. perseguição humana)
> Abandono da agricultura tradicional
> Atropelamentos
> Incêndios
> Preservação/protecção dos habitats (e.g. conservação dos habitats de montanha e das áreas florestais autóctones; manutenção da agricultura tradicional; conservação das sebes e muros de pedra para delimitação dos lameiros e terrenos agrícolas)
> Ordenamento florestal
> Prevenção de incêndios
> Campanhas de sensibilização e educação ambiental
> Promoção de mais estudos acerca da biologia e ecologia da espécie
V. seoanei seoanei
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal (Loureiro et al., 2008)
Livro Vermelho dos Vertrebados de Portugal (2005)

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial da Vipera seoanei na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).