ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseOstracoda
Ordem(por classificar)
Família(por classificar)
Género
Espécie

Cetacella inermis

Martin, 1958
Estatuto de Conservação: NA - Não Aplicável
Saber mais

Espécie de crustáceo pré-histórico (Subfilo Crustacea Brünnich, 1772) (Andreu et al., 2003), caracterizado por uma concha com superfície uniformemente serrilhada, com costelas finas, que se estendiam desde a frente até atrás. Dimensões do animal: 0,7 mm de comprimento (Martin, 1958).

Distribuição geocronológica: 155.7 Ma (Kimeridgiano) – 150.8 Ma (Titoniano) – Jurássico Superior

Espécie característica de água doce e salobra, particularmente, de estuários, baías, lagos e lagoas.

Foram encontrados fósseis desta espécie, de número desconhecido, na Formação de Alcobaça, Guimarota (Leiria, Portugal) e na Praia do Porto Dinheiro, Lourinhã (Lisboa, Portugal).

Método de preservação: para a coleção de Guimarota, o método de preservação dos fósseis foi molde/impressão. Método de coleção: forma mecânica, à superfície, in situ; para a coleção da Lourinhã (colecionados por S. Henkel entre 1962 e 1967) recorreu-se à coleção em massa (bulk), por métodos químicos (chemical) e por crivagem (sieve). Não há informação acerca do repositório dos fósseis desta espécie.

Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Cetacella, eine neue Ostracoden-Gattung aus dem Kimmeridge Nordwestdeutschlands.
Martin, G. P. (1958)
Les ostracodes des « Couches Rouges » du synclinal d’Aït Attab, Haut Atlas Central, Maroc : systématique, biostratigraphie, paléoécologie, paléobiogéographie.
Andreu, B. et al. (2003)
Autor: Bruno Costa
Descrição Habitat Distribuição