ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseOstracoda
OrdemPodocopida
Família(por classificar)
Género
Espécie

Otocythere callosa

Triebel and Klingler, 1959
Estatuto de Conservação: NA - Não Aplicável
Saber mais

Espécie de ostracodo pré-histórico (subfilo Crustacea), sem representantes atuais. Não há informação específica acerca desta espécie, contudo, tendo em conta o género Otocythere, é possível inferir que, provavelmente, teria um tipo de alimentação detritívora por grazing, alimentando-se de plantas rasteiras e algas fixas no substrato (pasto). Ter-se-á tratado de uma espécie epifaunal/epibêntica.

Distribuição geocronológica: 182.0 Ma (Toarciano) – 171.6 Ma (Aaleniano) – Jurássico Inferior – Jurássico Médio

Não há informação específica acerca do habitat desta espécie. No entanto, tendo em conta o género Otocythere, é possível deduzir que se trataria de uma espécie característica de águas marinhas, particularmente de regiões afastadas da zona costeira e zonas pertencentes a bacias carbonatadas. Esta espécie poderá ter habitado diversos tipos de habitats com diferentes salinidades, tais como: ambientes aquáticos hipersalinos, marinhos, salobros ou de água doce.

Foram encontrados fósseis desta espécie, de número desconhecido, na Formação de Brenha, Monte Maria Pares, Zambujal, Condeixa-a-Nova (Coimbra, Portugal). Os métodos de colecção foram à superfície, in situ, e por crivagem (sieve). Não há informação acerca do colector e do repositório dos fósseis desta espécie.

Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
A re-examination of the Pliensbachian and Toarcian Ostracoda of Zambujal, west-central Portugal.
Boomer, Ainsworth & Exton (1998)
Ostracodos do Toarciano de Rabaçal (região de Coimbra): novos dados biostratigráficos.
Loureiro et al. (2010)
paleobiodb.org
Ficha do género Otocythere
Autor: Bruno Costa
Descrição Habitat Distribuição