ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemPerciformes
FamíliaSphyraenidae
Género
Espécie

Sphyraena olisiponensis

Jonet, 1967
Estatuto de Conservação: NA - Não Aplicável
Saber mais

Espécie pré-histórica de peixe ósseo de barbatana raiada, com representantes atuais ao nível do género Sphyraena. Era uma espécie de barracuda (família Sphyraenidae; género Sphyraena). Não há informação específica acerca do tipo de alimentação desta espécie, contudo, ao nível do género, é possível depreender que poderia ter uma alimentação omnívora e que se tratava de uma espécie nectónica (organismo que se move livremente na coluna de água).

Distribuição geocronológica: 20.44? Ma (Aquitaniano/Burdigaliano) – 5.33? Ma (Messiniano/Zancliano) – Mioceno (Mioceno/Plioceno)

Tendo em conta o género Sphyraena, é possível inferir que se tratava de uma espécie característica de águas marinhas, estuarinas/salobras ou de água doce e, provavelmente, ocupava alguns dos seguintes habitats: zonas costeiras, estuários/baías, zonas subtidais pouco profundas restritas, rios, marginais marinhas, caves, buracos subaquáticos, recifes de rampa continental e/ou plataforma continental longe da costa. Contudo, de acordo com os fósseis provenientes de Penedo (Portugal), é possível concluir que se trataria de uma espécie característica de águas marinhas, nomeadamente, zonas costeiras.

Foram encontrados fósseis desta espécie, de número desconhecido, em Penedo, Colares (Lisboa, Portugal). Em relação à preservação dos fósseis, estes foram substituídos por fosfato. Não há informação acerca dos métodos de colecção, do colector e do repositório dos fósseis desta espécie.

Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Neue und fehlinterpretierte Fischformen aus dem Miozän des Wiener Beckens.
Schultz, O. (1977)
Miocene c4tfishes (Ariidae, Bagridae) from Lisbon: a Nilotic (or Sudanian) type fauna.
Antunes, M. T. (1989)
Autor: Bruno Costa
Descrição Habitat Distribuição