Turiasaurus riodevensis
Royo-Torres et al., 2006Espécie de dinossauro saurópode, caracterizado por uma alimentação herbívora. Tinha um comportamento gregário, vivendo em bandos ou grupos. Eram animais ovíparos. Esta espécie possui autapomorfias que a distinguem de outras espécies de saurópodes, tais como ao nível das facetas articuladas da prezigapófise e poszigapófise, assim como vértebras caudais distais fortemente opistocélicas (Royo-Torres et al., 2006).
Distribuição geocronológica: 150.8 Ma (Titoniano) – 140.2 Ma (Berriasiano) – Jurássico Superior – Cretácico Inferior
Tratava-se de uma espécie característica de ambientes terrestres.
Foram encontrados fósseis desta espécie, em Vale Pombas, topo do membro Amoreira Porto Novo, Formação da Lourinhã, norte de Lourinhã, (Lisboa, Portugal), datando 150 Ma (Titoniano – Jurássico Superior). O repositório dos fósseis desta espécie é o Museu da Lourinhã.
O espécime ML368 é composto por um dente completo com raíz, chevron anterior e um membro anterior direito quase completo, contendo uma omoplata/escápula parcial, coracoide completo, úmero, rádio, cúbito, metacarpos I, III e V, falanges e falange ungual I (Mateus, 2009).
O espécime-tipo é o CPT-1195 ao CPT-1210, um conjunto de fósseis pertencente à região pós-cranial. A sua localidade-tipo é Barrihonda-El Humero, RD-10, na Formação de Villar del Arzobispo (Espanha).