ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemOdonata
FamíliaAeshnidae
Género
Espécie

Anax ephippiger

(Burmeister, 1839)
Tira-olhos-migrador
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se da mais pequena libélula do género Anax, não ultrapassando os 70 mm de comprimento total. O macho tem olhos castanhos com rebordo amarelo-esverdeado. O tórax é castanho; faixas antehumerais ausentes. Na zona dorsal do abdómen destaca-se o segmento S2 de cor azul vibrante, que contrasta com o fundo castanho/castanho-esverdeado dos restantes segmentos abdominais; o segmento S2 apresenta ainda um anel castanho no seu limite superior; os segmentos S8 a S10 são mais escuros que os restantes e têm marcas amareladas. A fêmea é semelhante ao macho, no entanto, a área azul no segmento S2 é mais reduzida e esbatida, podendo mesmo estar ausente; os restantes segmentos abdominais são castanho-amarelados, com marcas negras ao longo do eixo dorsal. Ambos os sexos têm asas transparentes com nervação anterior amarelada e pterostigmas compridos, acastanhados ou alaranjados. Ambos têm as patas pretas.

Ocorre sistemas lênticos, tais como lagos, lagoas, sapais e massas de água temporárias. Reproduz-se, preferencialmente, em locais quentes.

Trata-se de uma espécie migradora em Portugal continental, podendo ser abundante em certos anos. A sua distribuição é bastante dispersa em território nacional, parecendo privilegiar o litoral do país. Pode ser encontrada até aos 800 metros de altitude.

Onde se pode encontrar:
Aeschna ephippigera, Aeshna mediterranea, Anax marginope, A. senegalensis, Hemianax ephippiger
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Autor: Eunice Venâncio / David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias