ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemOdonata
FamíliaCoenagrionidae
Género
Espécie

Coenagrion caerulescens

Fonscolombe, 1838
Libelinha-mediterrânica
Estatuto de Conservação: NT - Quase Ameaçado
Saber mais

Trata-se de uma libelinha que não ultrapassa os 33 mm de comprimento. O macho é azul com marcas negras ao longo da zona dorsal do abdómen. Uma característica distintiva é a marca em forma de cabeça de gato de orelhas compridas, no segmento abdominal S2. Esta marca é semelhante à da sua congénere Coenagrion scitulum, no entanto, no caso de C. caerulescens as “orelhas” são maiores e mais bicudas. Os olhos são azuis. A fêmea pode ser azulada, esverdeada ou apresentar uma forma mais clara (típica do norte de África). Na zona dorsal do abdómen exibe marcas negras que ocupam, praticamente, a totalidade de todos os segmentos. Pode ser distinguida de outras fêmeas congéneres através do pronoto, que exibe manchas claras mais amplas. Ambos os sexos têm asas transparentes com pterostigmas triangulares, acastanhados. Voa de Maio a Julho.

 

Ocorre em rios e ribeiras com fraca corrente, pouco profundos, com boa exposição solar durante o Verão.

Espécie pouco frequente em Portugal continental, estando distribuída de uma forma muito dispersa e localizada, até aos 500 metros de altitude.

Onde se pode encontrar:
Agrion caerulescens, Coenagrion aquisextanum, C. caesarum, C. isabelae, C. theryi
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Coenagrion caerulescens
Registo de quatro novas espécies de Odonata para a Ribeira do Vascão, Sítio de Interesse Comunitário do Guadiana (Portugal).
Vieira, Gonçalves, Cardoso & Patanita (2010)
Autor: Eunice Venâncio / David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias