ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemOdonata
FamíliaGomphidae
Género
Espécie

Gomphus graslinii

Rambur, 1842
Gonfos-de-Graslin
Estatuto de Conservação: NT - Quase Ameaçado
Saber mais

Libélula de médio porte que pode atingir os 50 mm de comprimento. Apesar de similares, a fêmea é mais robusta do que o macho. Na cabeça destacam-se a fronte amarela e os olhos azuis turquesa. O tórax é amarelo com faixas negras, bem próximas. O abdómen é amarelo, apresentando marcas negras ao longo de todos os segmentos abdominais. O macho tem os cercoides visivelmente bifurcados; a fêmea tem a escama vulvar curta. As asas são transparentes com pterostigmas longos e acastanhados, ligeiramente mais curtos nas asas anteriores. As patas são negras, com linhas amarelas nos fémures. Voa de Maio a Setembro.

Ocorre em rios amplos, mas também nos açudes em ribeiros, assim como em manchas de água artificiais. Os machos voam perto do espelho de água.

É uma espécie endémica da Península Ibérica e de França. Em Portugal continental ocorre nalgumas regiões, especialmente no norte e centro do território, até aos 800 metros de altitude, surgindo pontualmente no Algarve e no Vale do Guadiana.

Onde se pode encontrar:
Trata-se de uma espécie protegida, integrada nos Anexos B-II (Espécies animais e vegetais de interesse comunitário cuja conservação exige a designação de zonas especiais de conservação) e B-IV (Espécies animais e vegetais de interesse da comunidade que exigem uma proteção rigorosa) da Diretiva Habitats (Directiva nº 92/43/CEE).
Stylurus graslinii
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Projeto Lista Vermelha de Invertebrados
Ficha do Gomphus graslinii
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição do Gomphus graslinii
Autor: Eunice Venâncio / David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Conservação Sinonímias