ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaNoctuidae
Género
Espécie

Helicoverpa armigera

(Hübner, 1808)
Traça-do-tomateiro, Lagarta-do-tomate
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

No estado de imago exibe uma grande diversidade de padrões alares e de cores dominantes (do castanho ao verde). A envergadura varia entre 30 e 40 mm. As asas anteriores são, em geral, amareladas ou alaranjadas nas fêmeas, e cinza-esverdeadas nos machos, com uma banda transversal ligeiramente mais escura no terço distal. As asas posteriores são amarelo pálido com uma faixa escura, estreita, na borda externa e uma mancha escura, no meio. Durante o estado larvar, a lagarta atinge os 40 mm de comprimento; a sua coloração varia entre o esverdeado, o amarelado ou o castanho-avermelhado; lateralmente, ao longo dos flancos, distingue-se uma faixa amarelada; ao longo da região dorsal, observam-se três linhas escuras. As larvas são canibais. A crisálida é castanha e encontra-se no solo. É uma espécie é bivoltina ou trivoltina (duas ou três gerações). Os ovos são esféricos (0,4 a 0,5 mm de diâmetro), branco-amarelados. Os ovos de H. armigera sofrem um forte parasitismo por parte de himenópteros do género Trichogramma. As larvas alimentam-se inicialmente da folha, mas depressa penetram nos frutos onde escavam galerias. Terminado o período larvar, as larvas migram para o solo, onde decorre o período pupal.

Trata-se de uma espécie altamente polífaga e cosmopolita. O estado larvar ocorre numa grande variedade de espécies vegetais (e.g. abóbora, aipo, alface, alho, amendoim, batata, beringela, beterraba, brócolos, cebola, chicória, chuchu, couve, couve-flor, ervilha, espinafre, feijão, girassol, grão-de-bico, melancia, melão, milho, morango, pepino, pimentão, soja, sorgo, etc.), das quais se alimenta. Porém, é na cultura agroindustrial do tomate que causa maiores danos, sendo considerada a principal praga deste tipo de cultura em Portugal. No tomateiro, os ovos são depositados isoladamente na página inferior das folhas. É uma espécie migradora.

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Chloridea armigera, C. obsoleta, Helicoverpa commoni, Heliothis armigera, H. conferta, H. fusca, H. obsoleta, H. pulverosa, H. rama, H. uniformis, Noctua armigera, N. barbara
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Helicoverpa armigera
Natural egg parasitism on Helicoverpa (Heliothis) armigera Hbn. (Lepidoptera, Noctuidae) on tomato in South Portugal.
Meierrose & Araújo (1986)
Luta Biológica contra Heliothis armigera no Ecossistema agrícola "Tomate para Indústria" - Interacções Cultura- Fitófagos-Antagonistas.
Meierrose de Araújo (1990)
Diversity of Iberian nucleopolyhedrovirus wild-type isolates infecting Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae).
Figueiredo et al. (2009)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias