ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemOdonata
FamíliaGomphidae
Género
Espécie

Onychogomphus uncatus

Charpentier, 1840
Gonfos-das-nascentes
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Libélula de médio porte que pode atingir os 53 mm de comprimento. Apesar de similares, a fêmea é um pouco mais robusta que o macho. Os olhos vão do azul ao azul-esverdeado. O corpo é amarelo-vivo com marcas negras. No tórax destacam-se as faixas negras antehumerais, marcadamente abertas. No abdómen destacam-se as grandes marcas negras ao longo de todos os segmentos, verificando-se uma ligeira dilatação nos segmentos posteriores. O macho tem os apêndices terminais superiores longos e curvados, sendo o apêndice inferior do mesmo comprimento. As asas são transparentes com pterostigmas negros. As patas são negras, com manchas amarelas nos fémures. Voa de Maio a Agosto.

Ocorre em sistemas lóticos, tais como rios ou ribeiras de corrente rápida, frescos, bem oxigenados e com bastante vegetação marginal.

Em Portugal continental distribui-se, maioritariamente, pelo centro e norte do território nacional, até aos 1000 metros de altitude. Apesar de ser mais rara no sul do país, também pode ser encontrada na região sudoeste do território.

Onde se pode encontrar:
Aeschna uncatus, A. unguiculata, Aeshna uncata, A. unguiculata, Gomphus occitanicus, Onychogomphus occitanicus, Paragomphus uncatus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição do Onychogomphus uncatus
Autor: Eunice Venâncio / David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias