OrdemHemiptera

Tibicina garricola

Boulard, 1983
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

É uma cigarra de aspecto robusto, com cerca de 35 mm de comprimento, coloração predominantemente negra e apontamentos  alaranjados, apresentando um fino colar transversal no tórax. As asas são hialinas e dispõem-se em forma de telhado sobre o abdómen, que apresenta a extremidade particularmente afilada, sendo característico do género. Os adultos começam a emergir no final de Junho e mantêm-se activos até meados de Agosto. As ninfas alimentam-se da seiva bruta das raízes no subsolo e estima-se que o ciclo de vida totalize 3 anos. Apenas os machos adultos produzem som de chamamento, sendo este utilizado para atrair as fêmeas para o acasalamento. O canto corresponde a um zumbido contínuo, de menor intensidade que Cicada barbara. Quer a morfologia, quer o canto, são idênticos a Tibicina quadrisignata, sendo necessário análise acústica detalhada ou observação da genitália em laboratório para confirmar a identificação. Tibicina quadrisignata é ligeiramente maior e a cor laranja é mais intensa que em T. garricola.

O habitat é tipicamente Mediterrânico, geralmente em “maquis” e “garrigue”. Os machos cantam na folhagem de arbustos ou árvores, sendo geralmente cantores estáticos, especialmente se se encontrarem sobre árvores.

Espécie com ocorrência relativamente comum na zona centro-oeste de Portugal, sendo frequentemente reportada nos distritos de Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria. A distribuição é fragmentada em consequência da fragmentação do habitat. Existem ainda muitas lacunas no conhecimento da distribuição exacta desta espécie, acrescidas pela dificuldade em distingui-la da espécie mais próxima, Tibicina quadrisignata. Tibicina garricola tem também presença confirmada no sul de França.

> Perda de habitat (e.g. implementação de agricultura intensiva; substituição da floresta nativa por monocultura de pinheiro bravo e eucalipto; construção de infraestruturas e impermeabilização de solos)
> Preservação da vegetação natural nos locais de ocorrência conhecida da espécie, evitando lavras ou mobilização frequente dos solos
Bioacoustic and morphological differentiation in two allopatric species Tibicina Amyot (Hemiptera, Cicadoidea) in Portugal
Quartau & Simões (2003)
Cicadas from Portugal: Revised list of species with eco-ethological data (Hemiptera: Cicadidae).
Sueur et al. (2004)
Autor: Vera L. Nunes, Paula C. Simões