ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemHemiptera
FamíliaCicadidae
Género
Espécie

Tibicina garricola

Boulard, 1983
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

É uma cigarra de aspecto robusto, com cerca de 35 mm de comprimento, coloração predominantemente negra e apontamentos  alaranjados, apresentando um fino colar transversal no tórax. As asas são hialinas e dispõem-se em forma de telhado sobre o abdómen, que apresenta a extremidade particularmente afilada, sendo característico do género. Os adultos começam a emergir no final de Junho e mantêm-se activos até meados de Agosto. As ninfas alimentam-se da seiva bruta das raízes no subsolo e estima-se que o ciclo de vida totalize 3 anos. Apenas os machos adultos produzem som de chamamento, sendo este utilizado para atrair as fêmeas para o acasalamento. O canto corresponde a um zumbido contínuo, de menor intensidade que Cicada barbara. Quer a morfologia, quer o canto, são idênticos a Tibicina quadrisignata, sendo necessário análise acústica detalhada ou observação da genitália em laboratório para confirmar a identificação. Tibicina quadrisignata é ligeiramente maior e a cor laranja é mais intensa que em T. garricola.

O habitat é tipicamente Mediterrânico, geralmente em “maquis” e “garrigue”. Os machos cantam na folhagem de arbustos ou árvores, sendo geralmente cantores estáticos, especialmente se se encontrarem sobre árvores.

Espécie com ocorrência relativamente comum na zona centro-oeste de Portugal, sendo frequentemente reportada nos distritos de Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria. A distribuição é fragmentada em consequência da fragmentação do habitat. Existem ainda muitas lacunas no conhecimento da distribuição exacta desta espécie, acrescidas pela dificuldade em distingui-la da espécie mais próxima, Tibicina quadrisignata. Tibicina garricola tem também presença confirmada no sul de França.

Onde se pode encontrar:
> Perda de habitat (e.g. implementação de agricultura intensiva; substituição da floresta nativa por monocultura de pinheiro bravo e eucalipto; construção de infraestruturas e impermeabilização de solos)
> Preservação da vegetação natural nos locais de ocorrência conhecida da espécie, evitando lavras ou mobilização frequente dos solos
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Bioacoustic and morphological differentiation in two allopatric species Tibicina Amyot (Hemiptera, Cicadoidea) in Portugal
Quartau & Simões (2003)
Cicadas from Portugal: Revised list of species with eco-ethological data (Hemiptera: Cicadidae).
Sueur et al. (2004)
Autor: Vera L. Nunes, Paula C. Simões
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação