OrdemHemiptera

Tibicina quadrisignata

(Hagen, 1855)
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

É uma cigarra de aspecto robusto, com cerca de 40 mm de comprimento, coloração predominantemente negra e apontamentos laranja, apresentando um fino colar transversal no tórax. As asas são hialinas e dispõem-se em forma de telhado sobre o abdómen, que apresenta a extremidade particularmente afilada, sendo característico do género. Os adultos começam a emergir no final de Junho e ficam activos até meados de Agosto. As ninfas alimentam-se da seiva bruta das raízes no subsolo e estima-se que o ciclo de vida totalize 3 anos. Apenas os machos adultos produzem som de chamamento, sendo este utilizado para atrair as fêmeas para o acasalamento. O canto corresponde a um zumbido contínuo, de menor intensidade que Cicada barbara. Quer a morfologia, quer o canto, são facilmente confundidos com Tibicina garricola, sendo necessário análise acústica detalhada ou observação da genitália em laboratório para confirmar a identificação. Tibicina quadrisignata é ligeiramente maior e a coloração laranja é mais intensa que em T. garricola.

O habitat é tipicamente Mediterrânico, em zonas arborizadas mas abertas. Os machos cantam na folhagem de arbustos ou árvores, sendo geralmente cantores estáticos. Esta espécie foi registada a cantar sobre estevas (Cistus ladanifer), carvalhos-negral (Quercus pyrenaica), pinheiros-bravos (Pinus pinaster), oliveiras (Olea europaea) e castanheiros (Castanea sativa).

Espécie com ocorrência na zona interior centro de Portugal, tendo sido reportada nos distritos de Portalegre e Guarda. A espécie está também presente em Espanha e sul de França. Existem várias lacunas no conhecimento da distribuição exacta desta espécie, acrescidas pela dificuldade em distingui-la da espécie mais próxima, Tibicina garricola.

> Perda de habitat (e.g. implementação de agricultura intensiva; monocultura de pinheiro bravo e eucalipto; construção de infraestruturas e impermeabilização de solos)
> Preservação de áreas arborizadas com espaços abertos nos locais de ocorrência conhecida da espécie, evitando lavras ou mobilização frequente dos solos
Cicada haematodes 4-signata, C. haematodes quadrisignata, Tibicen quadrisignatus, T. quadrosignata
Bioacoustic and morphological differentiation in two allopatric species Tibicina Amyot (Hemiptera, Cicadoidea) in Portugal.
Quartau & Simões (2003)
Cicadas from Portugal: Revised list of species with eco-ethological data (Hemiptera: Cicadidae).
Sueur et al. (2004)
Ficha da Tibicina quadrisignata