ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaZygaenidae
Género
Espécie

Zygaena lavandulae

(Esper, 1783)
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Tal como todos os zigenídeos, são borboletas diurnas que, em repouso, dispõem as asas “em telhado” estreito, sobre o corpo. Tem antenas longas, pretas com reflexos azulados, dilatadas e dobradas na extremidade. Asas com dominância azul ou azul-esverdeado, metalizado; as anteriores com 5 manchas vermelhas bordejadas de azul escuro; as posteriores são preto-azuladas com uma mancha vermelha distal muito grande. Tórax negro com colar torácico, branco. Abdómen negro com leve brilho azulado. Apresenta dimorfismo sexual, quase nulo: as fêmeas são um pouco maiores do que os machos. Trata-se de uma espécie aposemática e univoltina (uma única geração anual). Os adultos observam-se de Abril a Junho.

Ocorre, sobretudo, em zonas rochosas, bosques e pastagens, em locais secos. As larvas alimentam-se de plantas da família Fabaceae (e.g. Anthyllis cytisoides, Dorycnium germanicum).

Distribui-se pelo sul da Europa e norte de África. Ocorre no território de Portugal continental, de um modo muito fragmentado.

Onde se pode encontrar:
Sphinx lavandulae, Zygaena lutescens, Z. nigra, Z. powelli, Z. pseudoconsobrina, Z. spicae
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Zygaena lavandulae
Actualización de la distribución geográfica de los Zygaenidae (Lepidoptera) en el territorio continental de Portugal.
Garcia-Pereira, García-Barros & Maravalhas (2003)
Zygaena lavandulae (ESPER, 1783) in Ost- und Südostspanien mit der Beschreibung zweier neuer Unterarten (Lepidoptera, Zygaenidae).
Aistleitner, Gutierrez & Rico (2015)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Anatomia Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias