ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseMammalia
OrdemSoricomorpha
FamíliaSoricidae
Género
Espécie

Crocidura suaveolens

(Pallas, 1811)
Musaranho-de-dentes-brancos-pequeno
Estatuto de Conservação: EN - Em Perigo
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Trata-se de uma espécie de musaranho com cerca de 5 a 8 cm de comprimento (cabeça + corpo) que se distingue, sobretudo, pelos seus dentes brancos. De olhos minúsculos, orelhas arredondadas e focinho proeminente com longos bigodes claros, tem pelagem acastanhada no dorso e acinzentada no ventre; a cauda é longa. É semelhante ao congénere Crocidura russula, mas mais pequeno. Tem hábitos essencialmente nocturnos.

Na Península Ibérica ocorre, sobretudo, em zonas de influência atlântica, onde exista uma boa densidade de vegetação alta, principalmente em matagais densos e áreas florestais de montanha, podendo também aparecer em campos agrícolas. Nas regiões de clima mediterrânico restringe-se às zonas mais húmidas. Parece evitar zonas com elevada pressão humana.

Apesar de existirem relatos da sua presença de norte a sul do território, em Portugal continental só tem ocorrência confirmada na região centro-norte, em zonas bastante localizadas.

> Perda dos habitats naturais
> Diminuição das populações de invertebrados (principal fonte de alimento) pelo uso de pesticidas
> Competição com a espécie congénere Crocidura russula (resultado das alterações climáticas)
> Preservação/protecção dos habitats naturais mais favoráveis (e.g. sapais, matagais, florestas)
> Restrição ao uso de pesticidas, tendo em vista o incremento das populações de invertebrados
> Aumento dos estudos acerca da distribuição e ecologia da espécie
Crocidura antipae, C. ariadne, C. astrabadensis, C. cantabra, C. cypria, C. debeauxi, C. dinniki, C. gueldenstaedtii, C. italica, C. mimula, C. russula cypria, Sorex gueldenstaedtii, S. suaveolens
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal Continental (2023)
Ficha do Crocidura suaveolens (pág. 80)
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial do Crocidura suaveolens na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias