ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseMammalia
OrdemSoricomorpha
FamíliaSoricidae
Género
Espécie

Crocidura russula

Hermann, 1780
Musaranho-de-dentes-brancos
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Trata-se de uma espécie de musaranho com cerca de 5 a 8,5 cm de comprimento (cabeça + corpo) que se distingue, sobretudo, pelos seus dentes brancos. De olhos minúsculos, orelhas arredondadas e focinho proeminente com longos bigodes claros. A pelagem vai do acinzentado (época invernal) ao castanho-avermelhado (época estival) no dorso, sendo mais esbranquiçada no ventre; a cauda é longa e coberta de pequenos pelos. Tem hábitos maioritariamente nocturnos, mas também diurnos, fazendo períodos de descanso. É semelhante ao congénere Crocidura suaveolens, mas maior e com maior actividade diurna.

Ocorre numa grande variedade de habitats, preferindo áreas abertas e margens de florestas com abundante coberto arbustivo. Também ocorre, frequentemente, em zonas urbanizadas, tais como jardins, hortas, zonas agrícolas e próximo de habitações rurais.

Sorex russula
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal Continental (2023)
Ficha do Crocidura russula (pág. 78)
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Inbreeding in the greater white-toothed shrew, Crocidura russula.
Duarte et al. (2003)
Estratégias energéticas e comportamentais de adaptação à temperatura no musaranho-comum (Crossidura russula).
Oliveira (2013)
Behavioral and energetic responses of the greater white-toothed shrew (Crocidura russula) to environmental variability.
Oliveira (2021)
The use of muscle biomarkers for assessing physiological effects of heavy metal pollution in the greater white-toothed shrew (Crocidura russula).
Quina et al. (2023)

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial do Crocidura russula na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias