Podarcis guadarramae
subsp. lusitanicus Geniez et al., 2014Trata-se de uma lagartixa que atinge, em média, os 5,15 cm, podendo chegar aos 6,25 cm de comprimento. A cabeça é achatada e o corpo, esbelto. Nos olhos, a íris pode apresentar-se esbranquiçada ou alaranjada. Possui uma grande quantidade de pintas negras ao longo do corpo, dando-lhe um padrão dorsal reticulado. O macho adulto pode apresentar listras supra-dorsais bastante largas e fragmentadas, que se estendem pela região dorsal, originando um padrão reticulado ou manchado de manchas verde claras, brancas ou cremes. As fêmeas podem apresentar um padrão reticulado ou, raramente, listrado. A banda vertebral encontra-se ausente. A coloração varia entre o tom acastanhado e o esverdeado.
Trata-se de uma espécie rupícola, que ocorre em zonas rochosas ou pedregosas, tal como em muros de povoações rurais, ou até em áreas urbanas. Encontra-se ausente de zonas arenosas.
Trata-se de um endemismo do noroeste da Península Ibérica, que em Portugal continental se distribui pelo terço norte do território, a partir do sul Serra da Estrela, inclusive.
REGISTO DE OBSERVAÇÕES ENVIADAS PELOS UTILIZADORES DO MUSEU VIRTUAL DA BIODIVERSIDADE