ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaNymphalidae
Género
Espécie

Maniola jurtina

(Linnaeus, 1758)
Borboleta-loba, Loba
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma borboleta que atinge os 50 mm de envergadura. A face superior das asas é castanha (por vezes, bastante escura) com uma banda submarginal mais clara e fímbrias esbranquiçadas; nas asas anteriores apresenta um ocelo negro subapical, com uma pupila branca no centro; os machos apresentam uma mancha androconial extensa e bem marcada. A face inferior das asas anteriores é alaranjada, com o bordo marginal castanho-acinzentado e um ocelo negro de pupila branca; a face inferior das asas posteriores é acastanhada. A fêmea é maior e mais clara que o macho e não apresenta mancha androconial; a face superior das asas anteriores apresenta manchas cor-de-laranja mais extensas, sendo o ocelo subapical visivelmente maior que o do macho; a face inferior das asas posteriores é ligeiramente variegada, de matriz parda/acastanhada. Corpo acastanhado, olhos castanhos e antenas claviformes acastanhadas. Voa de Março a Outubro. A lagarta é verde alface e muito pilosa no dorso (pêlos compridos, curvados para trás). A crisálida é verde e manchada. O ovo é claro e estriado. Espécie bivoltina (duas gerações anuais).

Ocorre em todo o tipo de prados, incultos, baldios, pousios e bermas de caminhos, até aos 1200 m de altitude. Como hospedeiras utiliza várias espécies de gramíneas (Poaceae), das quais a lagarta se alimenta (e.g. Brachypodium spp., Bromus spp., Poa spp.).

Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Epinephele caeca, E. splendida, E. subtusalbida, Maniola frohawki, M. infrarecticulata, M. latimargo, M. marginata, M. nigrianira, M. parafeminea, M. semiintermedia, Papilio hispulla, P. jurtina
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Maniola jurtina
Autor: Eunice Venâncio
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias