ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemLepidoptera
FamíliaNymphalidae
Género
Espécie

Pyronia tithonus

(Linnaeus 1767)
Guarda-portões, Pirónia
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma borboleta que atinge os 40 mm de envergadura (maior que a congénere Pyronia cecilia). A face superior das asas é alaranjada com uma banda marginal castanha-escura; nas asas anteriores apresenta um ocelo negro apical com duas pintas brancas; os machos apresentam uma mancha androconial bem marcada, acastanhada, que atravessa cada asa anterior, em direcção ao ocelo. A face inferior das asas posteriores é variegada, de matriz parda/acastanhada, e apresenta vários ocelos com uma pinta branca no centro; as asas anteriores têm a face inferior semelhante à superior. A fêmea é maior e mais clara que o macho e não apresenta mancha androconial. O corpo é acastanhado. Olhos pardos e antenas claviformes acastanhadas. Voa de Maio a Setembro. A lagarta é pilosa e vai do amarelo-esverdeado ao acastanhado, com uma banda lateral mais clara. A hibernação dá-se nesta fase. A crisálida é pálida-acinzentada, marcada por pintas e listas negras. O ovo é amarelo, escurecendo com a maturação. Espécie bivoltina (duas gerações anuais), podendo ser univoltina nas regiões mais frias.

Ocorre, preferencialmente, em silvados nas orlas de bosques secos e em clareiras de florestas, até aos 1200 m de altitude. Para plantas hospedeiras utiliza várias espécies de gramíneas (Poaceae), das quais a lagarta se alimenta (e.g. Poa spp.).

É uma espécie comum em Portugal continental, encontrando-se muito dispersa por todo o território nacional. Ainda assim, é menos frequente na metade sul do país.

Onde se pode encontrar:
> Redução do habitat disponível (por aumento das monoculturas silvícolas)
> Conservação/preservação do habitat (e.g. limitar as monoculturas intensivas)
Epinephele bimaculata, E. lesoudiera, E. lucida, E. ormaculata, E. unipupillata, E. vernetensis, Maniola albinotica, M. depupillata, Papilio tithonus, Pyronia completa, P. infraunicolora, P. lineigera, P. postaeca, P. postalbipuncta, P. posticeinocellata, P. venata
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Pyronia tithonus
Autor: Eunice Venâncio
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias