ReinoFungi
DivisãoBasidiomycota
ClasseAgaricomycetes
OrdemRussulales
FamíliaRussulaceae
Género
Espécie

Lactarius deliciosus

(L.) Gray
Lactário, Míscaro, Níscaro, Sancha, Pinheira, Vaca-vermelha, Cardela, Cenoura, Cortelhas, Laranja, Raivaca, Telheira, Verdete
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado
Saber mais

Chapéu: plano-convexo com a margem enrolada e lisa (3 a 20 cm de diâmetro); em adulto, apresenta uma depressão ao centro; cutícula lisa de cor alaranjada ou cenoura, separável, zonada concentricamnete (aureolada), marcada por «gotículas» alaranjadas mais escuras, viscosa em tempo húmido, torna-se esverdeada nos locais magoados. Himénio: lâminas arqueadas, apertadas e decorrentes, inicialmente de cor de alperce, depois tornado-se concolor com o pé. Liberta um látex laranja (cor-de-cenoura), bastante característico, com tendência a esverdear passadas algumas horas. Esporada amarelo-pálida, com reflexos rosados, constituída por esporos hialinos, elípticos a ovóides, verrucosos. Carne esbranquiçada no centro e alaranjada na periferia. Pé: cilíndrico, robusto e curto (3 a 8 cm de comprimento x 1 a 3 cm de diâmetro), cor-de-laranja pálido, com pequenas depressões (escrobiculado) de cor mais intensa, oco no estado adulto. Anel e volva ausentes.

Trata-se de uma espécie micorrízica, exclusivamente associada a pinheiros (Pinus sp.), sendo frequente em pinhais sobre todos os tipos de solo. Frutifica durante o Outono, a partir de Outubro.

Natural da região Mediterrânica, encontra-se disseminado pela Europa e por outros continentes. Em Portugal continental ocorre um pouco por todo o território.

Onde se pode encontrar:
Sem ameaças a destacar.
Sem medidas a destacar.
Agaricus deliciosus, A. lactifluus deliciosus, Galorrheus deliciosus, Lactarius pinicola, Lactifluus deliciosus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Projecto «Vem conhecer os Cogumelos, uma riqueza do Alentejo»
Departamento de Biologia da Universidade de Évora
Drying behavior of the marketed mushrooms Lactarius deliciosus and Agaricus bisporus.
Silva et al. (2012)
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Actividade antimicrobiana de cogumelos silvestres comestíveis: Lactarius deliciosus, Sarcodon imbricatus e Tricholoma portentosum.
Barros et al. (2006)
Autor: Jorge Araújo
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias