ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAmphibia
OrdemCaudata
FamíliaSalamandridae
Género
Espécie

Triturus marmoratus

(Latreille, 1800)
Tritão-marmoreado
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Trata-se de um tritão que pode atingir os 16 cm de comprimento (maior porte quando comparado com o Triturus pygmaeus. A cabeça é achatada e termina num focinho arredondado; olhos laterais proeminentes; glândulas parótidas bem evidentes. O corpo é de secção redonda, podendo ser ligeiramente aplanado, terminando numa cauda lateralmente achatada. A zona dorsal é áspera e granulosa, de coloração verde/verde-escura, exibindo um padrão marmoreado formado por pequenas manchas escuras alternadas com manchas maiores, verdes; a zona ventral é escura e pintalgada de branco (característica que auxilia a distingui-lo do T. pygmaeus). As fêmeas apresentam uma linha vertebral alaranjada ou avermelhada. Durante a época de acasalamento a linha vertebral dos machos torna-se uma crista (da cabeça à cauda) com um padrão de bandas verticais que alternam entre tons claros e escuros. Na época de reprodução a cloaca é maior e mais proeminente nos machos. Os membros são bem desenvolvidos; possuem quatro dedos nas patas anteriores e cinco nas posteriores. Os machos exibem uma lista longitudinal branca nos flancos da cauda.

Ocorre numa grande diversidade de habitats, tais como cursos de água, lagos, albufeiras, charcos, trufeiras e pântanos, preferencialmente em locais aquáticos bem conservados e com vegetação aquática abundante.

Ocorre no centro e norte de Portugal continental, estando ausente no sul do território, a partir da linha transversal do rio Tejo, onde dá lugar ao Tritão-marmoreado-pigmeu.

Onde se pode encontrar:
> Alteração/destruição do habitat e dos locais de reprodução
> Destruição/perturbação de indivíduos
> Introdução de espécies exóticas [e.g. predação pelo lagostim-vermelho-do-louisiana (Procambarus clarkii) e pela perca-sol (Lepomis gibbosus)]
> Poluição (e.g. agrícola, pecuária, industrial)
> Protecção/preservação do habitat e dos locais de reprodução
> Erradicação/controlo das espécies exóticas
> Controlo da poluição
Triton (Alethotriton) marmoratus, Triton marmoratus marmoratus

Estima-se que esta espécie exista desde o Pleistocénico Superior (desde há 22.000 anos).

Foram descobertos, pelo menos, dois úmeros (direito e esquerdo) fósseis desta espécie em Portugal, no Abrigo de Lagar Velho (Vale do Lapedo, Leiria).

Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal (Loureiro et al., 2008)
Disponível no portal do ICNF
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie
Some features of the behaviour of the marbled newt Triturus marmoratus (Latreille, 1800) in captivity
Robalo & Almada (2002)
Projecto "Charcos com vida"
B.I. do Triturus marmoratus
Estudo da Zona Híbrida entre Triturus marmoratus e T. pygmaeus por Marcadores Genéticos.
Moreno-García & Pimenta (2002)
Moreno-García, M., & Pimenta, C. M. (2002). The Paleofaunal Context, 112-132. In Zilhão, J., & Trinkaus, E. (eds.). Portrait of the artist as a child: the Gravettian human skeleton from the Abrigo do Lagar Velho and its archaeological context. Trabalhos de Arqueologia, 22:609.

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial do Triturus marmoratus na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: MVBIO / Darío Estraviz López
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias Fósseis