ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemOdonata
FamíliaAeshnidae
Género
Espécie

Aeshna cyanea

Müller, 1764
Tira-olhos-variado
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma libélula de grande porte que pode atingir os 76 mm de comprimento total. O macho destaca-se pelos seus olhos, predominantemente azuis. O tórax é amarelo-esverdeado, com largas faixas antehumerais castanho-escuras. O abdómen tem um estreitamento pronunciado entre os segmentos S1 e S3; o fundo é negro, com duas marcas amarelo-esverdeadas por segmento, em vista dorsal, e azuis em vista lateral; os segmentos S8, S9 e S10 têm marcas azuis, que se fundem nos dois últimos. Os cercoides têm bandas claras, características da espécie. A fêmea tem olhos acastanhados. O tórax é semelhante ao do macho. O abdómen é semelhante ao do macho, mas com marcas mais esverdeadas e sem marcas azuis; o estreitamento entre os segmentos S1 e S3 é pouco pronunciado. Ambos os sexos têm asas transparentes com pterostigmas negros e curtos; ambos têm patas negras. Apesar de voar de Maio a Dezembro, é mais visível de Agosto a Outubro.

Ocorre em habitats florestais, frequentando pequenas lagoas, lagos, ribeiras e tanques. Também pode ser encontrada em jardins ou parques de áreas urbanas.

Tem uma distribuição bastante dispersa em Portugal continental, aparentando ser menos abundante no centro e no sul do território. Pode ser encontrada até aos 1600 metros de altitude.

Onde se pode encontrar:

REGISTO DE OBSERVAÇÕES ENVIADAS PELOS UTILIZADORES DO MUSEU VIRTUAL DA BIODIVERSIDADE

Aeschna bicellulata, A. cyanea, A. maculatissima, Aeshna aenea, A. anquis, A. atshischgho, A. bicellulata, A. maculatissima, A. varia, Libellula cyanea
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Aeshna cyanea
Mapa de avistamentos
iNaturalist.org
Autor: Eunice Venâncio / David Germano
Descrição Habitat Distribuição Observações Multimédia Sinonímias