ReinoAnimalia
FiloArthropoda
ClasseInsecta
OrdemOdonata
FamíliaCoenagrionidae
Género
Espécie

Pyrrhosoma nymphula

(Sulzer, 1776)
Libelinha-vermelha-grande, Ninfa-cor-de-fogo
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Saber mais

Trata-se de uma pequena libelinha que não ultrapassa 36 mm de comprimento. O macho tem o corpo vermelho, podendo apresentar reflexos metálicos bronze ou esverdeados nas partes negras; os olhos são vermelhos riscados de preto; as patas são negras. O tórax é vermelho com marcas negras na zona dorsal, apresentando faixas alaranjadas e amarelas na zona lateral. O abdómen é predominantemente vermelho, destacando-se as marcas negras com reflexos metálicos bronzeados nos segmentos S7, S8 e S9. A fêmea é amarela no tórax, alaranjada na zona superior do abdómen e amarela na inferior; tem olhos castanho-alaranjados, riscados de preto; as patas são negras. É bastante variável na extensão das marcas negras nos segmentos abdominais, sendo, no geral, mais marcada do que o macho. Ambos os sexos têm asas transparentes com pterostigmas escuros e compridos. Voa de Março a Agosto.

 

Ocorre, essencialmente, em sistemas lóticos (e.g. rios, ribeiras) bem oxigenados e com muita vegetação. Ocasionalmente, pode também ocorrer em sistemas lênticos, tais como lagos e pequenas lagoas.

Espécie muito comum em Portugal continental. Encontra-se melhor distribuída na metade norte do território e no Algarve, podendo ser encontrada até aos 1500 metros de altitude.

Onde se pode encontrar:
Agrion amazon, A. sanguinea, Libellula minius, L. nymphula, Pyrrhosoma amazon, P. fulvipes, P. interposita, P. minium, P. sanguineum
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Fauna Europaea | All European Animal Species Online
Distribuição da Pyrrhosoma nymphula
Autor: Eunice Venâncio / David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Sinonímias