OrdemHemiptera

(Boulard, 1982)
Cigarra-da-Serra-da-Estrela
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Muito próxima morfologicamente de Tettigettalna argentata, podendo partilhar o mesmo habitat, distingue-se facilmente desta pelo canto, que é composto por vários pulsos mais longos e espaçados no tempo que T. argentata. Tem, em média, 24 mm de comprimento e asas hialianas que repousam em forma de telhado sobre o abdómen. A reprodução ocorre no Verão, nos meses de Junho, Julho e Agosto. A fêmea não produz som e deposita os ovos em troncos. As ninfas desenvolvem-se no subsolo, alimentando-se da seiva bruta das raízes. Estima-se que o ciclo de vida totalize 3 anos.

Ocorre em habitats abertos com boa exposição solar. Os machos podem cantar em estrato arbustivo, tendo sido encontrados em giestas, ou em estrato arbóreo, como o pinheiro-bravo e eucalipto.

Esta espécie foi descoberta na Serra da Estrela e é endémica de Portugal continental. Os limites de distribuição desta espécie não são devidamente conhecidos, mas tem presença confirmada no interior centro do país (distrito da Guarda) e na zona Norte (distritos de Porto, Braga e Vila Real).

> Urbanização e desflorestação
> Incêndios no Verão e Outono
> No subsolo, as ninfas podem ser afectadas ao longo de todo o ano por práticas de cultivo e uso do solo que movimentem os solos ou que reduzam o alimento disponível
> Manutenção de áreas arborizadas com clareiras e acessos que permitam boa exposição solar
> Evitar a mobilização profunda do solo junto aos troncos das árvores
Tettigetta estrellae, T. septempulsata
An annotated check-list of the species of cicadas known to occur in Portugal (Homoptera: Cicadoidea).
Quartau & Fonseca (1987)
Cicadas from Portugal: Revised list of species with eco-ethological data (Hemiptera: Cicadidae).
Sueur et al. (2004)
Integrative approach unravels the evolutionary history of Western Mediterranean small cicadas (Hemiptera: Cicadettini).
Costa (2017)
Analysis of RAD sequencing data from species of Mediterranean cicadas.
Oliveira (2019)
Autor: Vera L. Nunes, Paula C. Simões