OrdemHemiptera

(Olivier, 1790)
Cigarra-prateada
Estatuto de Conservação: NE - Não Avaliado

Trata-se de uma espécie comum, com cerca de 23 mm de comprimento e asas hialinas que repousam em forma de telhado sobre o abdómen. O canto é composto por longas séries de pulsos rápidos intercalados por uma breve pausa, sendo a frequência dominante de 12 kHz. Os adultos emergem no Verão, reproduzindo-se em Junho, Julho e Agosto. A fêmea não produz som e deposita os ovos em troncos. As ninfas desenvolvendo-se no subsolo, onde se alimentam da seiva bruta das raízes. Estima-se que o ciclo de vida totalize 3 anos. Pode encontrar-se em simpatria (no mesmo habitat) com outras espécies do mesmo género, nomeadamente Tettigettalna josei, T. estrellae e T. mariae.

Ocorre em habitats abertos com boa exposição solar. Os machos podem cantar em estrato arbustivo ou arbóreo, tendo preferência por árvores quando estas estão disponíveis. Canta frequentemente em oliveiras, carvalhos, sobreiros, pinheiro-bravo e até eucaliptos.

Com distribuição generalizada na Península Ibérica, ocorre ainda na França, Itália, Suíça e Eslovénia. A distribuição é fragmentada, estando raramente presente em zonas urbanas ou campos de cultivo sem árvores e lavras recorrentes.

> Urbanização e desflorestação
> Incêndios no Verão e Outono
> No subsolo, as ninfas podem ser afectadas ao longo de todo o ano por práticas de cultivo e uso do solo que movimentem os solos ou que reduzam o alimento disponível por remoção do coberto vegetal
> Manutenção de áreas arborizadas com clareiras e acessos que permitam boa exposição solar
> Evitar a mobilização profunda do solo junto aos troncos das árvores
Tettigetta argentata, T. atra
An annotated check-list of the species of cicadas known to occur in Portugal (Homoptera: Cicadoidea).
Quartau & Fonseca (1987)
Cicadas from Portugal: Revised list of species with eco-ethological data (Hemiptera: Cicadidae).
Sueur et al. (2004)
Integrative approach unravels the evolutionary history of Western Mediterranean small cicadas (Hemiptera: Cicadettini).
Costa (2017)
Analysis of RAD sequencing data from species of Mediterranean cicadas.
Oliveira (2019)
Autor: Vera L. Nunes, Paula C. Simões