Streptopelia turtur
(Linnaeus, 1758)Trata-se de uma rola que não ultrapassa os 27 cm de comprimento, sendo mais pequena e delicada que a rola-turca, sua congénere, apresentando também uma plumagem mais escura e variegada do que esta última. No pescoço destaca-se uma mancha listrada, branca e preta. O dorso e as asas têm um característico padrão malhado, cor-de-ferrugem e preto. A cauda é escura, exibindo uma barra branca no bordo. Nos olhos destaca-se a íris, alaranjada, que contrasta com a pele rosada que circunda o olho. As patas são rosadas.
Ocorre em habitats florestais semi-abertos, onde nidifica nas árvores, podendo também ser encontrada em campos agrícolas ou pastagens, onde procura alimento.
É uma espécie que já foi muito abundante em Portugal continental, distribuindo-se por todo o território, com especial prevalência no nordeste do país. Desde há várias décadas que os seus números apresentam uma tendência regressiva, sendo actualmente pouco comum nas regiões a sul do rio Tejo. Trata-se de uma espécie migradora estival, podendo ser mais facilmente observada entre Abril e Setembro.
> Pressão da caça.
Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial da Streptopelia turtur na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).
O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.