ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseReptilia
OrdemSquamata
FamíliaLacertidae
Género
Espécie

Psammodromus hispanicus

Fitzinger, 1826
Lagartixa-do-mato-ibérica
Estatuto de Conservação: NT - Quase Ameaçado
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Trata-se de uma pequena lagartixa que, geralmente, não ultrapassa os 5 cm de comprimento (cabeça + corpo). A cabeça é pequena e o focinho pontiagudo. O pescoço é constituído por escamas lisas não imbricadas, destacando-se um colar relativamente diferenciado; as escamas dorsais são imbricadas, quilhadas e pontiagudas. A coloração dorsal varia entre os tons esverdeados, pardos ou acinzentados; no dorso apresenta duas listras esbranquiçadas e descontínuas, que alternam com pequenas pintas negras; nos flancos exibe duas listras longitudinais contínuas, esverdeadas ou amareladas. A coloração ventral é clara, sendo esbranquiçada ou amarelada, por vezes pintalgada por pintas mais escuras. Os machos adquirem tonalidades mais garridas durante a época de acasalamento, sobretudo ao nível dos flancos.

Ocorre em habitats abertos, preferencialmente em zonas de solos arenosos áridos ou semi-áridos, pouco compactados, com vegetação arbustiva baixa e dispersa. Pode ser encontrada em charnecas, matos, pinhais, dunas ou baldios.

Em Portugal continental tem uma distribuição fragmentada, ocorrendo sobretudo no interior norte, centro e sul do território, em núcleos populacionais isolados, desde o nível do mar até aos 1150 m de altitude.

Onde se pode encontrar:
> Alteração/degradação/fragmentação do habitat (e.g. urbanização, implantação de infra-estruturas)
> Incêndios
> Conservação/protecção da diversidade dos seus habitats
> Detecção dos principais núcleos populacionais da espécie
> Monitorização da sua evolução demográfica
> Recuperação nas regiões menos adequadas
> Prevenção de incêndios
Psammodromus hispanicus hispanicus
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal (Loureiro et al., 2008)
Disponível no portal do ICNF
Livro Vermelho dos Vertrebados de Portugal (2005)
Disponível no portal do ICNF
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial da Psammodromus hispanicus na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias