ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAmphibia
OrdemCaudata
FamíliaSalamandridae
Género
Espécie

Lissotriton boscai

(Lataste,1879)
Tritão-de-ventre-laranja, Tritão-ibérico
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Pequeno tritão de cabeça arredondada cujo tamanho não ultrapassa os 9 cm de comprimento total. As fêmeas são um pouco maiores e mais robustas que os machos. A característica mais identificativa é o seu ventre marcadamente laranja, sarapintado lateralmente por manchas mais escuras. O dorso varia entre tonalidades acastanhadas, verde-azeitona ou amareladas. A pele tem uma aparência lisa na fase aquática, sendo rugosa durante a fase terrestre. Os membros são delgados, apresentando quatro dedos nas patas anteriores e cinco dedos nas posteriores. A cauda apresenta um evidente achatamento lateral, podendo exibir uma reduzida crista durante a época do acasalamento. Nessa altura, os machos apresentam uma banda longitudinal esbranquiçada que se prolonga ao longo da cauda, de modo mais marcado na sua extremidade.

Vive em locais húmidos e com vegetação, tais como florestas, pradarias de ervas altas, áreas agrícolas, lagos e cursos de água com boa qualidade. Utiliza uma vasta diversidade de massas de água para se reproduzir, tais como ribeiros com pouca corrente e vegetação aquática abundante, charcos temporários, fontes, poços, lagoas, tanques, açudes, represas e albufeiras. Também pode ser encontrado em terra, onde se refugia debaixo de pedras, troncos ou raízes que mantenham bons níveis de humidade.

Espécie endémica do oeste da Península Ibérica. Em Portugal continental ocorre do norte ao sul do território, sendo que se distribui de forma mais fragmentada na metade sul do país.

Onde se pode encontrar:
> Destruição/alteração do habitat ou dos locais de reprodução
> Abandono da agricultura tradicional
> Introdução de espécies exóticas
> Poluição (agrícola, industrial e pecuária)
> Recuperação e protecção do habitat e dos locais de reprodução
> Erradicação e controlo das espécies exóticas
> Controlo da poluição
Triturus boscai
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal (Loureiro et al., 2008)
Disponível no portal do ICNF
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Projeto LIFE+ "Conservação de Charcos Temporários na Costa Sudoeste de Portugal" | LIFE Charcos
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial do Lissotriton boscai na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: MVBIO
Descrição Habitat Distribuição Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias