Sítio de Importância Comunitária (SIC) de Monfurado

Localizado dentro da Região biogeográfica Mediterrânica, o SIC de Monfurado (código PTCON0031) abrange parte dos concelhos de Montemor-o-Novo e Évora. Tem uma área de 23.946 ha e estende-se entre altitudes de 150 metros até aos 420 metros, apresentando condições edafoclimáticas que proporcionam a ocorrência de formações arbóreas e arbustivas diversificadas e em bom estado de conservação.

O Sítio apresenta um claro domínio de montados, extensos e em bom estado de conservação, maioritariamente de sobro (Quercus suber), mas também de azinho (Quercus rotundifolia) ou mistos em zonas mais restritas. Em subcoberto dispõem-se arrelvados mediterrânicos xerófilos, de floração primaveril ou estival, dominados por Poa bulbosa, habitat com excelente representatividade neste Sítio. Bastante originais são os montados mistos de sobro e carvalho-negral (Quercus pyrenaica), uma espécie que tem aqui o limite sul da sua área de distribuição. Regista-se ainda a presença de alguns sobreirais de pequena dimensão. Neste Sítio ocorrem os melhores exemplos de comunidades de espinhais de Calicotome villosa, matagais densos que em Portugal são exclusivos da região de Évora. O Sítio é atravessado por diversas ribeiras, com vegetação ripícola de amiais e salgueirais, em razoável estado de conservação, onde se observam também comunidades de ranúnculos flutuantes, de Potamogeton, e vegetação bentónica de Chara.

Ao nível da flora é de destacar a ocorrência do jacinto-silvestre, Hyacinthoides vicentina, que ocorre em áreas de clareira de matos ou pousios com encharcamento temporário, e do salgueiro branco, Salix salvifolia subsp. australis, espécie associada a margens de cursos de água nomeadamente quando sujeitos a um período de estiagem, ambas endemismos lusitanos de interesse comunitário.

Em termos faunísticos, trata-se de uma zona de grande importância para os quirópteros, sendo conhecidos abrigos de hibernação e criação de morcego-rato-grande (Myotis myotis), morcego-de-ferradura-mourisco (Rhinolophus mehelyi) e morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii). A zona também é importante para espécies arborícolas, em particular Barbastella barbastellus e Myotis bechsteinii. A área de montado assume um papel relevante como zona de alimentação destas espécies, assim como para o rato-de-Cabrera (Microtus cabrerae), o qual tem neste Sítio numerosas colónias confirmadas. Sítio de ocorrência histórica de lince-ibérico (Lynx pardinus) e que mantém características adequadas para a sua presença ou susceptíveis de serem optimizadas, de forma a promover a recuperação da espécie, contribuindo para a fixação dos indivíduos dispersantes provenientes das ações de reintrodução que ocorreram na Península Ibérica nos últimos 5 anos.

Texto adaptado da Ficha n.º 31 PTCON0031 Monfurado, disponível no site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em SIC Portugal continental; e do Standard Data Form do SIC Monfurado, disponível no Natura 2000 Network Viewer.

Caracterização Habitat Espécies em destaque Localização